Córnea
Córnea é um tecido transparente fino e resistente, localizado na parte anterior do olho. Permite a entrada da luz e executa dois terços das tarefas de foco seguida da íris (área colorida do olho) e da pupila. É uma estrutura avascular nutrida pelo humor aquoso, filme lagrimal e pelos vasos do limbo.
Funções
- Transmissão de luz
- Refração
- Proteção
Doenças
- Ceratite
- Úlceras
- Degenerações
- Distrofias
- Ceratocone
Ceratocone
Deformação da córnea, definida como ectasia não inflamatória degenerativa, que se caracteriza pelo progressivo afinamento da região central da córnea.
CAUSAS
Distrofia mais comum da córnea, acometendo uma pessoa a cada 1.000, e normalmente inicia-se como miopia ou astigmatismo ou ambos, podendo evoluir rapidamente, ou então, levar muitos anos para desenvolver-se. Costuma surgir na adolescência, por volta dos 16 anos de idade e dificilmente se desenvolve após os 30 anos. Normalmente ocorre assimetricamente, sendo que em 90% dos casos, acomete ambos os olhos; todavia, o diagnóstico da doença no segundo olho ocorre aproximadamente 5 anos após o diagnóstico no primeiro olho. Não se conhece ao certo os achados clínicos e as associações não-oculares ligadas ao Ceratocone, mas é conhecido que esta é uma doença hereditária. Pacientes alérgicos que possuem o hábito de coçar o olho apresentam mais chances de desenvolver o Ceratocone no período da adolescência.
SINTOMAS
Inicialmente, os sintomas podem ser os mesmos de qualquer outro defeito refrativo do olho (embaçamento e distorção da imagem). Ao passo que a doença progride, a acuidade visual fica prejudicada e a visão noturna normalmente é fraca.
O exame de Topografia Corneana Computadorizada e o exame GALILEI, fornecem um diagnóstico mais detalhado da córnea, mostrando irregularidades presentes. Também podem ser utilizados outros equipamentos para a detecção dessa doença, como o biomicroscópio ou lâmpada de fenda, sendo que por meio desses o médico poderá observar diversos sinais clássicos do Ceratocone.
TRATAMENTO
O tratamento irá variar de acordo com a severidade do caso:
- Óculos
- Lente de contato
- Crosslinking
- Transplante de córnea.
Todas as descrições acima têm apenas caráter informativo. Tire suas dúvidas com um de nossos especialistas. Agende uma consulta. Cuide dos seus olhos!